domingo, maio 11, 2014

Perguntas?! Enem!

Postado por Edlla às domingo, maio 11, 2014

 Hoje vim trazer um pouquinho da angustia, medo e nervosismo que alguns estão sentindo, afinal a data de inscrição para o ENEM já foi divulgada! Mais #Calma, vim aqui hoje para tentar tirar algumas das duvidas mais frequentes, de quem vai fazer o ENEM pela primeira vez:
(1) Fotos de capa

1. Quando começam, e até quando vão as inscrições para o ENEM 2014?
    Do dia 12 de maio até às 23h59 do dia 23 de maio, pelo horário oficial de Brasília-DF.

2. Quando será a aplicação das provas.(Quando as provas vão acontecer)?
    Nos dias 8 e 9 de novembro de 2014, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF.

3. Preciso pagar alguma taxa de inscrição?
   Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Ela deverá ser paga por meio de GRU simples (boleto), gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve estar pago até o dia 28 de maio. Caso contrário, a inscrição não será efetivada.

4. Quem não precisa pagar essa taxa? 

   Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2014 em escola pública automaticamente não precisam pagar a taxa.
   Nos demais casos, o participante pode tentar não pagar a taxa declarando-se pertencente à família de baixa renda.

5. Como fazer para não precisar pagar? 

   (O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição.)
   O pedido para o não pagamento da taxa, somente poderá ser feito no momento da inscrição.


Criticando por ai



6. Haverá atendimento especializado e/ou específico aos participantes com deficiências ou em condições especiais? 

   Sim, mas o participante devera informar no ato da inscrição sua deficiência e/ou condição especial e os recursos necessários para a realização da prova. Ele deverá dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.

7. O participante deverá manter o número da senha gerada no ato de inscrição?

 O participante deve guardar a senha que fizer no momento de inscrição, essa senha é indispensáveis para o acompanhamento da inscrição, para a obtenção dos resultados pela Internet e para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil,(SISU, PROUNI, FIES...) entre outros programas do Ministério da Educação. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante.

8. Em caso de perda, como o participante fará para recuperar a senha? 
   A recuperação da senha será feita a partir da indicação do CPF e data de nascimento no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. A senha será encaminhada para o e-mail ou celular, via SMS, informados pelo participante no momento da inscrição.

9. Como se dará a confirmação da inscrição?

   Para os participantes que tiverem que pagar a taxa, a inscrição será considerada válida após a confirmação do pagamento – no valor correto, no prazo estabelecido e com o boleto gerado no sistema de inscrição e/ou acompanhamento. 
   Para os participantes que declararem carência socioeconômica, a inscrição será considerada válida se confirmada a carência. O Comprovante da Inscrição estará disponível no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem, sendo de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição.

10.  O participante receberá cartão de confirmação?

    Sim, pelos Correios, no endereço informado no ato da inscrição. O cartão de confirmação poderá também ser impresso na página de acompanhamento da inscrição do Exame. 
    Esse documento contém o número de inscrição, a data, a hora e o local onde serão realizadas as provas, além da indicação dos atendimentos especializado e/ou específico, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação.

Rosa Chiclete | Andressa Moraes | Blog Rosa Chiclete: Técnicas de estudo pelo Prof. Paulo Jubilut!

 Bom gente, essas foram as perguntas que eu achei mais frequentes entre as duvidas, mais se você ainda está com ponto de interrogação, sobre alguma coisa, ou até mesmo se não ficou claro alguma resposta aqui dada, vocês pode deixar a pergunta nos comentários, tentarei responder o mais breve possível.


Algumas dicas e coisas que passei:


 - As inscrições começam dia 12 e terminam as 23h59 do dia 23 de maio, tente não deixar para última hora, porque quanto mais perto do prazo final o site fica congestionado, travando bastante por isso faça sua inscrição o quanto antes do prazo final, com calma, e fuja de estrese.

 - Tente não ficar tão ansioso(como se fosse possível haha), para a data da prova, estude bastante, e você se sairá bem.


 - Em relação a taxa de inscrição, eu fiz o ENEM duas vezes, e nas duas vezes não paguei, fiz a inscrição no colégio,(O meu colégio era estadual, *Publico), e a cordanação usa alguma coisa que compra que você estuda nessa escola, então se você estuda em escola publica procure se informar na secretaria, do que você precisa fazer.



 - Guarde a senha que criar na hora da inscrição você vai precisar dela futuramente.

 - A confirmação da inscrição é feita para os que pagarem a taxa, após a confirmação do pagamento no valor correto.( Nunca fiz pagando taxa, mais acho que deve haver o comprovante, que deve ser imprimido)

 -para os que não pagarem a taxa, após a confirmação de carência socioeconômica, haverá o comprovante que é bom ser imprimido, se não aparecer após a conclusão a inscrição, pode ser encontrado no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem.


♥ Por enquanto é isso, espero que tenha tirado as duvidas de você, continua com duvida, manda pra mim nos comentários?!


♥ Bjos, e Bons Estudos para uma Boa Prova!


Me encontrem em: @EdllaEmannuele


0 comentários:

Postar um comentário

Leia Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

ItsLayne World Copyright © 2012 Design by Amanda Inácio Vinte e poucos